História do Hino do Dínamo Kiev – O Maior da Ucrânia
Conheça o hino do Dínamo Kiev, o maior time da Ucrânia.
O Dínamo Kiev foi fundado em 1927 durante os anos em que a Ucrânia fazia parte da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, sendo o maior campeão do período em que houve a disputa do campeonato nacional soviético.
Com a dissolução da U.R.S.S. em dezembro de 1991, o time passou a disputar o campeonato ucraniano e se tornou também a equipe com maior número de títulos nacionais até 2021.
Quanto a música, o Dínamo Kiev possui três canções que são especiais, sendo que o hino do Dínamo foi composto em 1988 e fizemos um vídeo especial sobre a história das músicas e do clube.
Transcrição do Vídeo:
Fala, louco por musica futebolística. Tudo bem?
Eu sou Ivan e esse é mais um video do historia dos hinos do futebol e dessa vez é o Dínamo Kiev!
Mas antes de começar esse vídeo, vamos ao pedido básico: como eu posto sempre músicas que estão registradas por federações e por clubes, o alcance dos nossos videos é reduzido. Então se tem aquele outro video que vc assiste e que o cara pede sempre um like pra você, saiba que aqui esse like é fundamental para que o canal continue e chegue em mais pessoas.
Então fica o meu pedido desde: deixe a sua curtida, compartilhe com quem curte hino e comente! Pode comentar sobre qualquer coisa: o hino que vc quer ver aqui, sua opinião sobre as músicas apresentadas, alguma curiosidade sobre o Dínamo… e se não souber o que comentar, comenta em baixo um DÍNAMO SOMOS NÓS. Beleza? Preciso muito da sua força!
Se quiser, pode escrever em cirílico também, que é o alfabeto usado na Ucrânia. Estou aproveitando para deixar o texto na descrição do vídeo caso queira compartilhar por aí.
Então, DÍNAMO SOMOS NÓS e vamos prosseguir com nosso vídeo.
O Dínamo Kiev teve uma fundação bem diferente dos clubes que a gente conhece, onde o pessoal normalmente se reúne pra jogar uma bolinha e a coisa vai se transformando e profissionalizando.
Por ser uma equipe que surgiu nos primeiros anos da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, sua fundação tem muito a ver com o estado soviético, a começar por seu nome: Dínamo.
Claro que Dínamo não é uma palavra russa, mas a fusão de duas palavras gregas: dynamis, que significa poder e motio, que significa movimento.
O que acontece é que o estado socialista precisava incentivar seus agentes – e seu povo – a se exercitar e praticar esportes. Então em 1923, foi criada a Sociedade Proletaria Esportiva Dínamo, uma iniciativa que foi fundamental para desenvolver a educação física pela União Soviética.
Essa sociedade se espalhou pelas repúblicas e equipes com o nome de Dínamo eram fundadas pelo país, como o D’namo Moscou que nasceu junto com a fundação da sociedade, o Dínamo Tibilisi – que tem sua sede onde hoje é Georgia – o Dínamo Minsk – com sede em Belarrus – e 13 de Fevereiro de 1927, em reunião realizada em Karkhiv, sede do Estado Soviético, o governo achou que seria uma boa fundar uma equipe em Kiev.
Assim, em 13 de maio de 1927 o Dínamo de Kiev era fundado e ninguém imaginava naquele momento que a equipe seria conhecida como a maior campeã soviético de futebol. E claro, também a equipe mais vitoriosa da Ucrânia.
E por falar em Ucrânia, que situação péssima estamos vivendo por lá, hein?
Com os esportes parados, equipes desmontadas, jogadores pegando em armas para defender seu país, ninguém sabe ao certo como serão os rumos esportivos.
De forma geral, a Russia que disputaria a repescagem para a Copa já perdeu a vaga… mesmo que tivesse se classificado, provavelmente seria retirada da próxima Copa do Mundo. A final da Champions que ia ser disputada no dia 28 de Maio em Sao Petersburgo também foi retirada de território russo e será disputada em Paris.
Já a Ucrânia, que teria um jogo de repescagem para disputar contra a Escócia em 24 de Março, pediu o adiamento da partida para até as coisas se acertarem…
Enfim, guerra é uma merda e infelizmente em outros momentos de mundo também já deixou nações de fora de torneios e paralisou futebol e outros esportes. Poderia falar muito mais disso aqui, mas nosso assunto é futebol e mais especificamente, hino de futebol. Então vamos seguir com a apresentação do Dinamo…
Como eu disse anteriormente, é a equipe mais vitoriosa do período da União Soviética, com 13 campeonatos conquistados. Também é a primeira equipe da antiga união de países a ganhar um torneio da UEFA, tendo vencido UEFA WINERS CUP duas vezes.
Dentro da Ucrania, é a equipe com maior torcida do país, com 40% da preferência dos torcedores ucranianos. É mais uma equipe no Hall dos Times que nunca estiveram na série B, aquelas equipes iluminadas que eu sempre gosto de destacar por aqui, além de ser o recordista em títulos nacionais, com 16 taças até a temporada de 2021.
Sobre o hino, que é nosso foco nesse canal, a primeira música ao Dinamo foi criada ainda quando a Ucrânia fazia parte da grande nação socialista, no ano de 1988 por Vadim Lashchuk, conhecido carinhosamente como o Paul Mcartney soviético.
O texto para a composição concebida foi escrito por Anatoliy Matviychuk e Lashchuk musicou, acrescentando o conhecido refrão chiclete: “Dynamo, Dynamo, oh, oh, oh”.
E sua primeira frase não tem muito significado, já que cantarola o refrão que está por vir.
E o estádio está em erupção tal como um vulcão.
E as arquibancadas vão explodir quando entrarem seus heróis
O hino canta que é muito difícil fazer qualquer previsão quando o jogo começa
E vem o refrão, repetindo o nome Dinamo com um OOO bem simpático
E hoje, jogar futebol é muito parecido com batalhas
E é preciso suportar a dor.
Para avançar entre espinhos até as estrelas da vitória!
Canta que a sorte pode ser cruel…
…mas essa crueldade só vai te fazer melhor.
Derrotas não serão esquecidas
E a vitória é a recompensa por todo o trabalho
O hino cita o Vesúvio, vulcão italiano que foi responsável por acabar com Pompeia no ano 4 e continua ativo
E a torcida canta novamente.
Mas canta o que novamente?
Esse hino é tido tecnicamente como o oficial do clube, no entanto, como o Dínamo possui uma torcida composta pelos melhores músicos ucranianos, o que não faltam são grandes canções para a equipe. Tem música até o Gogol Bordello…
Mas duas músicas em questão confundem demais o torcedor – e inclusive você encontra por aí em um monte de canal do YouTube como se fossem hinos oficiais.
A primeira é Branco e Azul são os Mais Fortes, um grito da torcida que ganhou uma versão incrível por Lei Wynn, Anna Sedokova e Natalia Mogilevskaya e eu espero que esteja falando o nome dessa galera de forma correta.
Branco e Azul é conhecido como o hino popular do Dinamo por sua torcida e o ritmo é realmente contagiante.
Já começa com um O O O Ô
E canta seu título, que também é um dos muitos refrões da música
E depois de outro OOOOO Ô, deixa claro de onde é a equipe:
O hino faz chamadas e completa com o coro cantando o nome da equipe duas vezes. Primeira, deixa claro o que todo mundo sabe:
E quem é o melhor?
A segunda, é uma pergunta:
Quem, quem?
Tem a bandeira também…
E o jogo tá quente, rapaz!
Como eu disse, a música tem muita frase que serviria como refrão em outros hinos. Mas o refrão principal diz que a equipe segue com o torcedor
Alvi-celeste na batalha!
E a pergunta que não quer se calar:
A resposta é clara:
Novamente vem a bandeira, que se agora voa orgulhosamente:
Então, claro que o DINAMO está em campo
Bem, estamos tendo uma guerra no momento, mas mesmo assim, a Ucrânia sempre esteve em meio a conflitos, como o da Crimeia, então sua população está muito acostumada a usar palavras como batalhas.
E assim, sua torcida está pronta para seguir a equipe a cada batalha.
A torcida está mesmo com o Dinamo.
E as cores alvi-celestes na batalha
A outra é trilha sonora da entrada do Dinamo em jogos realizados no Estádio Olimpico e foi composta pela banda ucraniana SKAY em 2011 e traz uma mensagem simples e clara: O DÍNAMO SOMOS NÓS.
Tudo pulsando a beira de 10.000 WATTS
É o que cada torcedor sente
E a música intensifica quem sente
Pede a deus Forca
E capacidade para vir com tudo
Coragem para não recuar de cada batalha
Esse hino usa do recurso e repito algumas frases importantes para dar mais ênfase, então…
E o refrão:
Que adapta uma frase romana do imperador Julio Cesar dita após a vitória na Batalha de Zela no ano 47 ANTES DE CRISTO: Veni, vidi, vici
Com fé na alma e faíscas nos olhos
E as cores alvi-celestes no coração
Sempre com frase para frisar!
Porque há apenas um objetivo
E jogar é viver
E temos que ir até o fim
Deixando claro:
Pra finalizar, se você não entendeu qual Dinamo somos nós:
E aí? Curtiu esse vídeo do hino do Kiev?
Bem, antes de qualquer tipo de pedido aqui, espero que essa guerra acabe o quanto antes… e sinceramente, que o futebol ucraniano que não conta apenas com o Dinamo mas também o Shaktar Donetsk possa ser restaurado o quanto antes.
E também, peço o seu like, seu compartilhamento para mostrar pr’aquele amigo que curte um hino de futebol e seu comentário, que pode ser sobre qualquer coisa – hino que quer ver analisado, situação da Ucrânia, opinião sobre os hinos apresentados ou mesmo nossa frase-chave que é o DINAMO SOMOS NÓS!
Então bora ajudar? Espero o seu DÍNAMO SOMOS NÓS aí embaixo, beleza?
Também estou no Insta, no Hinos do Futebol Mundial… dá uma olhada por lá tb.
Que o BRANCO e AZUL seja sempre o mais forte e que batalhas só aconteçam dentro do campo, com duração de 90 minutos e aperto de mão ao final de cada jogo e até o nosso próximo vídeo.