O Hino da Chapecoense | O Glorioso Verde que se Expande
Antes de falar do Hino da Chapecoense, não tem como deixar de lembrar do acidente de 2016, quando o avião que levava a equipe caiu na Colômbia levando a vida de 71 pessoas entre jogadores, equipe técnica, tripulantes e jornalistas que acompanhavam a equipe catarinense que seguia para sua primeira final internacional.
Inclusive existe uma sugestão feita pelo autor do hino, Luiz Antônio Maier, de acrescentar uma frase em homenagem as vidas perdidas na música composta em 1995.
O autor também é visto como um profeta por conta da frase inicial, a sobre o “glorioso verde que se expande”, mesmo que essa “expansão” do nome do time tenha vindo de forma tão trágica, também meio que prevista na letra, quando diz que a equipe é uma vencedora em qualquer tempo, “nas alegrias e nas horas mais difíceis”.
Uma curiosidade é que o hino da Chapecoense fala sobre “tantos títulos outrora conquistados” mas na realidade em 1995, quando a música foi composta, a Chape havia ganhado um único título, o campeonato Catarinense de 1977.
Apesar de ser um recurso muito utilizado por equipes menores, que em seus hinos cantam glórias e títulos sem nunca ter recebido um realmente importante, felizmente a equipe ganhou o estadual no ano seguinte e hoje sua sala traz muitos troféus: são 7 títulos estaduais, uma Sul-Americana, um título da Série B de 2020 e uma Copa Santa Catarina.
OUÇA O HINO DA CHAPECOENSE:
LETRA DO HINO DA CHAPECOENSE:
Ó, Glorioso verde que se expande
entre os estados tu és sempre um esplendor.
Nas alegrias e nas horas mais difíceis
meu furacão tu és sempre um vencedor.
São tantos títulos outrora conquistados,
com bravura, muita raça e fervor.
Leva consigo o coração de uma cidade
meu furacão tu és sempre um vencedor.
Sempre honrando nosso escudo com sua raça
és alegria nos estádios nunca só
na imensidão e vastidão de nosso estado:
Chapecoense tu és sempre Chapecó!
A força imensa de sua fiel torcida
que nos estádios tudo é lindo e nos fascina.
A nossa massa meu verdão mexe contigo
tu és querido em toda Santa Catarina.