A História do Hino do Santos – Hino Oficial do Santos Futebol Clube
O hino do Santos Futebol Clube gera muita controvérsia em grande parte causada pelo próprio Santos, que popularizou a canção do hino ao Leão do Mar lançada em 1955 em comemoração ao título paulista conquistado naquele ano enquanto o seu hino oficial, composto em 1957, só foi oficializado no ano de 1996.
Conto essa e outras histórias – como a criação e análise do hino do Centenário do Santos – no vídeo especial da série de Histórias de Hinos do Futebol sobre o hino do Santos.
TRANSCRIÇÃO DO VÍDEO DO HINO DO SANTOS FUTEBOL CLUBE:
“Santos, Santos, Gol!
Fala, louco por musica futebolistica. Tudo bem?
Eu sou Ivan e esse é mais um video do historia dos hinos do futebol e dessa vez é o Santos!
Antes de começar esse vídeo, vamos ao pedido básico: como eu posto sempre músicas que estão registradas por federações e por clubes, o alcance dos nossos videos é reduzido. Então se tem aquele outro video que vc assiste e que o cara pede sempre um like pra vc, saiba que aqui esse like é fundamental para que o canal continue e chegue em mais pessoas.
Então meu pedido é, deixe a sua curtida, compartilhe com quem curte hino e comente! Pode comentar sobre qualquer coisa: o hino que quer ver aqui, algum detalhe que falei errado, alguma curiosidade sobre o time… e se não souber o que comentar, como estamos falando do Santos, comenta em baixo um SANTOS SANTOS GOL. Beleza? Preciso muito da sua força!
Pedido lançado, bora começar!
Bicampeão mundial, tricampeão da Libertadores da America, 8 vezes campeão do Brasil e lar do maior jogador de todos os tempos.
O Santos foi fundado em 14 de abril de 1912 e os títulos citados jah apontam que o alvinegro é um dos times mais bem sucedidos do país.
Mas nem sempre foi assim. Quer dizer, não sobre ser bem sucedido e sim sobre ser alvinegro. Em sua fundação, o Santos Foot Ball Clube um time tricolor, com as cores branco, azul e dourado.
Pode-se dizer ate que o uniforme era bem pomposo, já que o dourado era formado por frisos que acompanhavam as listras azuis.
Felizmente ou infelizmente, por serem muito difíceis de confeccionar na segunda década do século passado, em seu segundo ano oficializou o alvinegro que carrega até hoje.
O simbolo do time também trazia o azul, dourado e branco e pôde se manter assim por mais tempo pois na época eles ficavam nas sedes sociais e as camisas não traziam escudos. O escudo atual só foi oficializado em 1925, com 11 listras representando os jogadores. Dois anos depois, passaram a fazer parte das camisas do time.
Voltando ao time em si, com um ano de fundação, foi convidado para participar do campeonato paulista de 1913 onde disputou quatro partidas e venceu apenas uma, contra o Corinthians que tb estreava naquele ano. E o placar do confronto de estreia desse clássico foi bom para a equipe santista, que meteu 6 a 3.
Infelizmente o Santos desistiu da competição pelos altos custos das viagens de Santos a capital que não eram como hoje, que você consegue fazer o trajeto Santos – São Paulo em menos tempo de alguém que sai da zona leste para ir para a zona sul, ali na região do Morumbi.
Como curiosidade, esse campeonato foi vencido pelo Sport Club Americano que também era de Santos e foi extinto em 1916.
O primeiro titulo do clube foi um campeonato paulista, que na época não tinha nada de paulistinha como alguns chamam hoje e era o maior campeonato disputado pelos clubes na época. Veio em cima do próprio Corinthians em 1935 após vencer o time no Parque Sao Jorge por 2 a 0.
Mas a grande alegria do clube chegaria em 1956, na pele de um rapaz de 15 anos louco para jogar bola. Pelé estreiou em 7 de setembro, e já marcou logo em seu primeiro jogo em partida vencida pelo time santista por 7 a 1 contra o Corinthians, mas dessa vez o Corinthians de Santo André.
E se já mostramos o Pelé chorando no vídeo do hino do Bahia e no vídeo da historia do hino do Olympiakos, aqui é só alegria para o rei do futebol.
O primeiro título do Santos no período veio em 1958 e daí pra frente, só deu Santos. Ao lado de Pepe, Coutinho e Dorval, Pele conquistou Taça Brasil, Libertadores, Mundiais, lançando o nome a equipe ao patamar de grandes times mundiais.
Pele deixou o Santos em 1974 rumo aos EUA onde jogaria pelo Cosmos de NY. jogou 1116 partidas e marcou 1091 gols, uma média impressionante para um único atleta.
Mas Pelé parou e claro que o Santos continuou.
O time, que se mantem no hall dos times que nunca foram rebaixados, é conhecido como um celeiro de craques, tendo revelado jogadores como Robinho, Elano, Ganso, Neymar…
Bem, mas o nosso assunto qui é o hino, então vamos ao hino do Santos Futebol Clube?
O hino mais conhecido do Santos não é o hino oficial e sim uma marcha composta em 1955 por Maugeri Neto e Maugeri Sobrinho que começa de um jeito inconfundível:
Santos, Santos, Gol!
E depois desse grito de felicidade que é gritar um gol do seu time, o hino conta quem é a bola da vez:
Agora quem dá bola é o Santos!
Mas quem é o Santos?
O Santos é o novo campeão
Justamente isso! Essa marcha foi composta em comemoração ao título de 1955, quando o Santos foi campeão paulista quebrando um jejum de 20 anos sem título. E o time foi tão campeão que a música enfatiza muito bem isso:
Campeão absoluto desse ano
E ai de quem duvidar desse titulo!
É o grande campeão!
No entanto, o hino oficial do Santos foi composto por Carlos Henrique Paganeto Roma – que era filho do ex-presidente do Santos Modesto Roma, em 1957.
O hino começa cantando as cores do clube e o seu estádio, o Urbano Caldeira fundado em 1916 e conhecido popularmente como Vila Belmiro:
Sou alvinegro da Vila Belmiro…
E conta o que leva o coração de um santista
O Santos vive no meu coração
Mais que isso, o Santos é motivo de felicidade
É o motivo de todo o meu riso
E também motivo de tristeza:
De minhas lágrimas e emoção
Fala sobre a força da bandeira santista:
Sua bandeira no mastro é a história
E que é um time que evoca glórias no passado e presente
De um passado e um presente só de glórias
O ápice vem com essas frases a seguir:
Nascer, viver e no Santos morrer
Nascer, viver e no Santos morrer…
É um orgulho que nem todos podem ter
A música fala que o clube leva o futebol a sério
No Santos pratica-se o esporte…
E com vontade joga bonito
Com dignidade e com fervor
Além disso, é um daqueles hinos que fala das sortes e dos revezes
Seja qual for a sua sorte
Pois se é óbvio que todos querem ganhar, sabemos que nem sempre isso acontece…
De vencido ou vencedor
Definitivamente o Santos não é um time que joga de qualquer jeito…
Com técnica e disciplina
Sempre com muita vontade
Dando o sangue com amor
Como o hino faz a voz da instituição, fala sobre o que o time passa para os seus jogadores
Pela bandeira que ensina
O lema de sempre correr em busca do resultado
Lutar com fé e com ardor
Apesar de ter sido composto em 57, esse hino só foi oficializado pela diretora do clube em 1996, quando a confusão entre esse e o Hino ao Leão do Mar já estava feita.
Mas além dessas duas músicas, o Santos ainda teve uma outra canção que se popularizou na década de 30. Infelizmente não tenho uma gravação dessa música, mas alguns de seus versos eram assim:
Santos Futebol Clube tu és temido
E, sobre mais, és vaidoso!
O teu pavilhão querido,
Há de ser sempre glorioso!
Se alguém souber que existe alguma versão para essa música, coloca nos comentários que eu acrescento por aqui!
Pra fechar, ainda temos o hino do centenário!
Criado em 2012, a música foi composta por Bio Peres e musicado por seu pai, Ricardo Peres. Diferentemente de hinos mais novos de clubes e federações, que trazem ritmos com referências mais novas, a música é uma marcha, o clássico que no Brasil caracterizamos como hino de futebol.
Seu início já cria uma referência de que o Santos nasceu para ser grande
Nascido já predestinado
Na verdade, para ser o maior
A ser dos grandes o maior
E com a benção divina
Pelos deuses foi abençoado
Agora ele fala do lema, que também é cantado no hino oficial
Nascer viver e lá morrer
Lembra do hino? Nascer viver e no santos morrer é um orgulho que nem todos podem ter.
E aqui no hino do centenário, já fala do orgulho do quem veste a camisa.
Além disso, a frase a seguir também faz referencia ao hino oficial, que fala sobre Sua bandeira no mastro é a história de um passado e um presente só de glórias
Teu presente é um exemplo
Ah, as glórias…
Só glórias tem o teu passado
O hino fala de Pelé, claro…
Torcedores fervorosos, súditos de um Rei Vivo
E também que seus jogadores são artistas
Futebol arte, esta é sua escola
Faz do seus craques, mágicos da bola
O refrão fala de vitória e tem inspiração em sambas enredos…
Vitória, ó Peixe, vitória
Lembra daquele samba da Liberdade, que abre as asas sobre nós?
Abre as asas sobre nós
E assim, incentiva o time a ir pra cima!
Vai pra cima deles, meu Santos
E a música celebra a torcida, que canta unida por seu Santos
Gritamos em uma só voz
Esse hino teve um lançamento muito bacana nos cem anos do time, com vídeoclipe gravado por 28 atletas e ex-atletas santistas.
Espero que você tenha gostado desse vídeo, lembrando que se quiser ouvir as músicas por inteiro, basta acessar os links que aparecem aqui em cima assim que o hino toca – ou esse símbolo de informação que fica no canto.
Também lembro que preciso da sua ajuda, então curta o vídeo, manda para o seu camarada santista e comenta sobre qual hino quer ver por aqui, sobre o Santos ou mesmo qualquer comentário… até um SANTOS SANTOS GOL.
Tenho também o Insta e estamos testando um material diferente por lá. Dá uma olhada também!
Que a gente sempre siga dando bola por aí e até o nosso próximo video!”